Aqui postarei as matérias de maior importância para o vestibular.

Geração Vestibular

Para verem todos os tópicos sobre cada matéria, clique no marcador, que fica no fim da postagem.

Obrigado, espero que ajude vocês.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Grandes Navegações

Durante os seculos XV e XVI,os portugueses e espanhois lançaram-se aos oceanos atlantico,pacifico e indico, com objetivo de descobrir uma nova rota marítima para as Índias e encontrar novas terras.Esse peiodo ficou conhecido como as Grandes Navegações.

Um dos objetivos dessas navegações foram:
* Busca de especiairias ( pimenta,cravo..)
* Conquista de novas Terras ( relação de metropole e colonia - Colonialismo)
* Mercantilismo(governo interferia na economia do pais)
* Balança comercial favoravel ( exporta mais doque importa)

O grupo que mais ajudou nas grandes navegações, foram os burgueses, querendo lucros comerciais.

Os reis também estavam interessados, tanto que financiaram grande parte dos empreendimentos marítimos, pois com o aumento do comércio, poderiam também aumentar a arrecadação de impostos para os seus reinos. Mais dinheiro significaria mais poder para os reis absolutistas da época.

Oque ser absolutismo? O absolutismo defende que uma pessoa (em geral, um monarca) deve obter um poder absoluto, isto é, independente de outro órgão, seja ele judicial, legislativo, religioso ou eleitoral.

Antes de falar de Portugal, vamos falar sobre a Revolução de Avis, que ocorreu em Portugal. Com a morte de Fernando, o Formoso, em 1383, sua filha D. Beatriz, casada com o rei de Castela, coloca em perigo a independência de Portugal. A burguesia mercantil, parte da nobreza e o povo unem-se e impedem a anexação ao coroar D. João, mestre de Avis, e derrotando os castelhanos na batalha de Aljubarrota.

Portugal foi o pioneiro nas navegações dos séculos XV e XVI devido a uma série de condições encontradas neste país ibérico:
* Paz interna
* Escolas de Sagres (estudos nauticos)
* Caravelas desenvolvidas
* Grande ajuda da nobreza e burguesia

A rota de portugal era, que se ele indo para o oriente para chegar ao oriente ,ou seja, contornando a Africa.Assim existe a historia de Vasco da Gama, em 1498,que foi o primeiro a contornar o cabo da boa esperança ( antes era o cabo das tormentas).

A Espanha teve outra rota para suas caravelas, ela iria para o ocidente para chegar ao oriente ,ou seja, nem desconfiavam que tinha a pequena America na sua frente.

Cristovao Colombo chegou em 12 de outubro de 1492 nas ilhas da América Central, sem saber que tinha atingido um novo continente. Foi somente anos mais tarde que o navegador Américo Vespúcio identificou aquelas terras como sendo um continente ainda não conhecido dos europeus. Em contato com os índios da América ( maias, incas e astecas ), os espanhóis começaram um processo de exploração destes povos, interessados na grande quantidade de ouro. Além de retirar as riquezas dos indígenas americanos, os espanhóis destruíram suas culturas.

Uma das coisas que eu sempre vejo sobre a conquista dos espanhois sobre os povos menos favorecidos da America como os maias,incas e astecas, é que a maioria deles foram dezimados,por causa que os espanhois trouxeram doenças jamais vistas pelos homens da nova terra.


Proximo topico, descobrimento do brasil (:

Nenhum comentário:

Postar um comentário