Aqui postarei as matérias de maior importância para o vestibular.

Geração Vestibular

Para verem todos os tópicos sobre cada matéria, clique no marcador, que fica no fim da postagem.

Obrigado, espero que ajude vocês.

sábado, 9 de janeiro de 2010

Roma e Grecia Antiga

Roma Antiga: A formação de Roma , é deduzida de duas formas: A lenda de romulo e remo, que foram criadas por uma loba, e a outra é que diante da posição geografica aonde Roma esteve, ela se originou por alguns povos da Peninsula Italica.Sua sociedade era formada pelos patricios ( proprietarios de terra ), clientes( homens livres associados aos paricios), pebleus ( camponeses)e escravos. Sociedade politeista.

Sua monarquia era patrícia, e o rei obtinha os 3 poderes ( judiciario,executivo e legislativo) e com a ajuda do Senado romano e seu conselho de anciaos, regiam as leis romanas.

Sua republica foi marcada pelo poder do Senado, e na ordem executiva, mantida pelo tribuno da peble, na qual foi uma luta dos pebleus para sua participação politica e melhores condições de vida. Essas sao as cidades-estados de Roma.

Politica do Pão e Circo,foi uma politica aonde os imperadores oferecereciam aos romanos alimentação e diversão, para conter a revolta dos desempregados, pois Roma vivia problemas sociais,como a escravidão que gerou muito desemprego na zona rural, pois muitos camponeses perderam seus empregos.


Roma foi dividida em duas partes depois de parar com suas conquistas territoria,pois estava com seu exercito enfaquecido: Parte ocidental e a parte oriental.A parte ocidental com capital ROMA e a parte oriental que tinha como capital Constantinopla, ficou erguida até o seculo XV, sendo destruida por invasoes barbaras.

De Roma anida podem citar a sua adoação por imagens, a sua arquitetura bem desenvolvida,o cristianismo,o Imperador Julio Cesar que chegou ao auge no periodo republica de roma e foi assasinado por um golpe do Estado Romano.( para chegar a ser um imperador, os candidatos eram escolhidos pelos TRIUNVIRATOS ).

Fim de Roma, começo da Idade Media.

Grecia Antiga: A Grecia Antiga foi um periodo aonde a cultura classica ocidental foi implantada. Essas sao as divisoes de seus periodos:

* Pré-Homérico (1900-1100 a.C) — Período antes da formação do homem grego e da chegada cretense e fenícia. Nessa época, estavam se desenvolvendo as civilizações Cretense ou Minóica (ilha de Creta) e a Micênica (continental).

* Homérico (1100-700 a.C) — Quando acontece a chegada de Homero, que foi considerado marco na história por suas obras, Odisséia e Ilíada. Período que iniciou a ruralização e comunidade gentílica (comunidade na qual um ajuda o outro na produção e colheita). Só plantavam o que iriam consumir (quando a terra não estava fértil saíam em busca de terra).

* Obscuro (1150-800 a.C.) — Chegada dos aqueus, dóricos, eólios e jônicos; formação dos génos; ausência da escrita.

* Arcaico (800-500 a.C.) — Formação da pólis grega( cidade-estado independentes); colonização grega; aparecimento do alfabeto fonético, da arte e da literatura além de progresso econômico com a expansão da divisão do trabalho, do comércio, da indústria e processo de urbanização. É neste período onde os vários modelos das pólis vão se constituindo, definindo assim a estrutura interna de cada cidade-Estado.

* Clássico (500-338 a.C.) — O período de esplendor da civilização grega, ainda que discutível. As duas cidades consideradas mais importantes desse período foram Esparta e Atenas, além disso outras cidades muito importantes foram Tebas, Corinto e Siracusa. Neste momento a História da Grécia é marcada por uma série de conflitos externos (Guerras Médicas) e interno (Guerra do Peloponeso).

* Helenístico (338-146 a.C.) — Crise da pólis grega, invasão macedônica, expansão militar e cultural helenística, a civilização grega se espalha pelo Mediterrâneo e se funde a outras culturas.

A cultura grega, eraa adoração por Deuses, e eles sempre faziam imagens para mostrarem essa adoração.A filosofia tem seus grandes filosofos gregos, como Aristoteles.Criação dos jogos olimpicos.

As guerras medicas foam a guerra entre os gregos e persas, com o objetivo da conquista da Jonia.Apos duas guerras medicas , grecia saiu vitoriosa com a participação decisiva de Atenas. Foi dai que se surgiu a Maratona.

A guerra do Peloponeso foi um conflito armado entre Atenas (centro político e civilizacional por excelência do mundo do século V a.C.) e Esparta (cidade de tradição militarista e costumes austeros).A razão fundamental da guerra foi o crescimento do poder ateniense e o temor que o mesmo despertava entre os espartanos.
Ela teve dois periodos de guerra tendo como principais consequencias o declínio de Atenas marcada pela ascensão de Esparta que desfez a única via possível para a unificação política do mundo grego, afetada rudemente com a devolução aos Persas das cidades da Ásia Menor em troca do seu ouro. A substituição do império ateniense, baseado no projeto de Delos, por um outro, militarizado, como o de Esparta, não trouxe grandes alterações ou momentos de grandeza helênica. Ao contrário, iniciou-se o apagar do "fogo grego".

Revolta agraria feita pelos irmaos Tiberio e Graco, aonde os imperadores nao aceitaram sua divisao de terra igualmente, e os assasinaram.

A Grécia Antiga nunca foi um estado unificado com governo único. Era um conjunto de cidades-estado independentes entre si, com características próprias embora a maioria das cidades-estado tivessem seus sistemas econômicos parecidos, excluindo-se de Esparta.

O período da Grécia Antiga, somente tem fim (sendo substituído pelo helenismo), quando houve a morte de Alexandre O Grande, em 323 a.C. Houve uma invasão e os povos que fizeram com que isso ocorresse eram indo-arianos e chamados de: Aqueus, Jônicos, Dóricos, Eólios.

O helenismo caracterizou-se pela difusão da civilização grega com a cultura oriental. De modo geral, o helenismo foi a concretização de um ideal de Alexandre: o de levar e difundir a cultura grega aos territórios que conquistava.

5 comentários: