Aqui postarei as matérias de maior importância para o vestibular.

Geração Vestibular

Para verem todos os tópicos sobre cada matéria, clique no marcador, que fica no fim da postagem.

Obrigado, espero que ajude vocês.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Misturas

Uma mistura é constituída por duas ou mais substancias puras, sejam elas simples ou compostas. As proporções entre os constituintes de uma mistura podem ser alterados por processos químicos, como a destilação. Todas as substâncias que compartilham um mesmo SISTEMA, portanto, constituem uma mistura.


Mistura homogênea – é aquela que apresenta as mesmas propriedades em to qualquer parte da sua extensão, apresenta apenas uma fase, é portanto, monofásica.

Exemplo: água + álcool


Mistura heterogênea – é aquela que não apresenta as mesmas propriedades em todas as partes de sua extensão. Apresentam duas ou mais fases, podendo ser: bifásica, trifásica ou polifásica.

Exemplo: água + óleo ( bifásica)
água+oleo+areia ( trifásica )


Você basicamente separa as fases olhando para a solução.

Se olharmos a solução de agua + oleo, veremos que ficam dois " níveis " visiveis no recipiente aonde estiver a solução , mais acima o oleo e abaixo a agua, assim ela terá 2 fases.

Se olharmos a solução de agua+oleo+areia, veremos que ficam tres " níveis " no recipiente aonde estiver a solução, mais acima o oleo, no meio a agua e embaixo a areia, assim ela terá 3 fases.



Misturas Azeotrópicas: são misturas em que o ponto de ebulição não se altera, em temperatura constante, comportando-se como um composto químico ou um elemento. Esse tipo de mistura acontece quando o ponto de ebulição atinge o patamar.É muito comum entre líquidos.

Ex.: O alcool hidratado é uma mistura azeotrópica, isso se deve porque esse álcool está misturado à água em uma proporção onde é impossível separar pela ebulição, já que a temperatura se mantém constante. PE = 78,5°C; PF = -177°C; P = 0,79g/cm³ são os pontos de fusão (PF) e ebulição (PE) do álcool.


Misturas Eutéticas: são misturas em que o ponto de fusão dos elementos que a compõem são maiores que o da mistura eutética. Isso é muito comum em misturas entre metais.

Ex.: o bronze é uma mistura de cobre com o estanho, impossível separar por fusão.



C*

Nenhum comentário:

Postar um comentário